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Sistema de Avaliação

Sistema de Avaliação

SISTEMA DE AVALIAÇÃO

Há alguns anos, os docentes do Colégio Logosófico vêm compreendendo e encaminhando seus esforços pedagógicos para que o Colégio seja considerado por toda a comunidade escolar – professores, alunos e pais, em especial – como o lugar de aprender, de adquirir um saber amplo. Como afirma González Pecotche, “o saber é a razão de ser da existência do homem na Terra; a primeira e a última de suas tarefas”, não sendo, portanto, a escola um lugar de apenas medir, pontuar e classificar, de promover, excluir e rotular.

A Avaliação do Desempenho Escolar vem, cada vez mais, transformando-se em ação processual, contínua, cumulativa, quantitativa e qualitativa. Uma avaliação que principia por diagnosticar, mapear os conhecimentos prévios do aluno, orientando os passos iniciais da ação docente e discente. Uma avaliação que, reconhecendo as diferenças individuais definidoras de aptidões individuais, utiliza abordagens também diversificadas, por meio de instrumentos variados.

Nesse contexto, ganha destaque a utilização de fichas de registro das observações dos professores acerca do desenvolvimento do aluno e da turma, seja do ponto de vista cognitivo, de habilidades e competências, seja do crescimento interno, no campo dos conceitos e atitudes morais e éticas inerentes à figura humana e ao exercício da cidadania. Assim, perde destaque a figura aterrorizadora da prova, que embora exista, transforma-se em um instrumento a mais de avaliação, sem valorização excessiva e determinante.


Distribuição de pontos e média

O ano letivo é dividido em três etapas letivas. O resultado do aproveitamento escolar será apresentado em 100 pontos cumulativos, assim distribuídos:

EtapaValor TotalMédia
1ª etapa30 pontos18 pontos
2ª etapa35 pontos21 pontos
3ª etapa35 pontos21 pontos


Instrumentos de avaliação

O aproveitamento escolar do aluno é avaliado por meio de avaliações escritas, trabalhos, exercícios, pesquisas, conduta e outros a critério do professor. Não é permitida a antecipação de avaliações nem sua aplicação fora do horário previsto.