Você está aqui:

Normas Disciplinares

Normas Disciplinares

Para melhor atender aos objetivos da educação, o trabalho de acompanhamento ao aluno merece uma atenção muito especial, alicerçando-se nos seguintes aspectos:

– o aluno – criança e jovem – é um ser em formação, merecendo de todo docente cuidados que ultrapassem os limites de uma simples informação;
– cada ser é um indivíduo único, com características e necessidades próprias, que exige atendimento individual, sempre que se fizer necessário;
– os pais são os primeiros responsáveis pela educação dos filhos, constituindo-se o Colégio em parceiro dos mesmos no trabalho que desenvolvem.

Ações:

ATENDIMENTO INDIVIDUAL:

Visa ajudar ao aluno que apresenta necessidades específicas quanto à aprendizagem e quanto à conduta, estimulando-o em seus esforços e conquistas.

As observações, as ocorrências, bem como as entrevistas realizadas com o aluno e com seus pais são registradas em pastas individuais, propiciando o acompanhamento do trabalho e dos resultados.

ATENDIMENTO A GRUPOS:

Cada turma é dividida em grupos afins (características, aprendizagem, conduta etc.), com os seguintes objetivos:
– atender às necessidades gerais apresentadas pelo grupo;
– estimular os alunos com resultados positivos, em cada etapa letiva, a perseverarem em seus esforços e a colaborarem com os demais;
– oferecer acompanhamento pedagógico e orientação de estudo aos alunos com aprendizagem deficiente, em cada etapa letiva;
– favorecer a adaptação dos alunos novatos.

ATENDIMENTO À TURMA:

Realizada com toda a turma completa, objetiva:
– refletir sobre conceitos que sustentam a vida humana e contribuem para a formação da cidadania, de acordo com a faixa etária;
– atender às necessidades de aprendizagem ou de conduta, apresentadas pela turma. Observações: no Ensino Infantil e Ensino Fundamental I, as sessões coletivas são realizadas diariamente, pela professora da turma; semanalmente, pelas Assessoras Educacionais, segundo planejamento feito com as professoras. No Ensino Fundamental (6º ao 9º Ano) e Ensino Médio são realizadas pelas Assessoras Educacionais e professores especializados, semanalmente, em atividades de Ética e Cidadania e aulas de Introdução às Ciências Humanas, respectivamente.

ATIVIDADES DIVERSAS:

São desenvolvidas ainda as seguintes atividades que visam à formação e ao desenvolvimento integral do aluno:
– eleição de representantes de turma, nos cursos Fundamental (2º segmento) e Ensino Médio;
– atividades de integração para turmas em início de curso: Infantil, 5º Ano e 1a Série do Ensino Médio (atividades recreativas, esportivas e culturais, lanches e encontros com alunos das demais turmas);
– atividades esportivas: torneios, olimpíadas, amistosos e competições com outros colégios;
– oficinas de teatro para alunos do Ensino Médio;
– bandinha para alunos do Fundamental (1º ao 5º Ano);
– atividades socioculturais diversas.